terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Grandes nomes da Estatística: IV - Dennis Lindley

xian.wordpress.com

A comunidade Bayesiana foi informada há 2 dias do falecimento de Dennis Lindley. Dennis já estava com seus 90 anos e não se pode dizer que sua morte tenha surpreendido a alguém. Ele já estava aposentado há muitas décadas em uma atitude tomada precocemente que pode ter prejudicado a carreira de um dos mais importantes estatísticos do século passado.

Dennis foi um dos fundadores do pesamento Bayesiano moderno e desempenhou um papel fundamental para que esse ponto de vista se estabelecesse e fosse cientificamente respeitado. Ele foi um pesquisador brilhante com inúmeras contribuições para a compreensão da forma de pensar Bayesiana e com desenvolvimentos que mostraram algumas das formas onde esse ponto de vista poderia ser aplicado a problemas reais.

Um ponto que Dennis destacou na carreira de um pesquisador foi a importância da orientação de alunos como fomentadores da pesquisa. Ele mesmo reconheceu em entrevista este ano que essa foi a maior perda que ele teve com a aposentadoria. Seu maior momento foi a virada dos anos 60 para os anos 70, quando ele exerceu sua liderança no Departamento de Estatística do University College, de Londres. Ele formou alguns alunos, que se tornariam brilhantes pesquisadores da atualidade e do passado recente.  

Esses alunos que ele formou ajudaram a carregar a bandeira do pensamento Bayesiano e propagaram ainda mais essa chama em um efeito multiplicador importante, num momento onde ser Bayesiano era longe de ser unanimidade ou mesmo aceito. Foram eles, que com o apoio de sua senioridade, criaram a série de eventos conhecidos como encontros de Valencia. Esses encontros científicos, que eram realizados a cada 4 anos, se tornaram O foro de disseminação do pensamento Bayesiano naquela ocasião. Uma idéia da dimensão da comunidade Bayesiana da época é dada pelos menos de 100 participantes nas suas primeiras edições. [Tive o privilégio de participar de quase todas as edições a partir da 2a, em 1983.] Esses congressos acabaram crescendo e desembocando criação de uma sociedade Bayesiana internacional.

Dennis escreveu inúmeros artigos e alguns livros importantes para a compreensão do pensamento que ele tão fortemente defendeu ao longo de sua vida. Sua aposentadoria precoce, logo após esse período de maior resplendor, não foi algo planejado nem foi motivada por algum aspecto profissional mas o pegou em pleno processo criativo e certamente o desacelerou. Mesmo assim, ele permaneceu como um ícone desse ponto de vista que tanto defendeu, visitando departamentos de Estatística pelo mundo afora.

Se hoje entendemos o pensamento Bayesiano como uma das possíveis (e talvez a mais promissora das) vertentes do desenvolvimento científico da Estatística, não há menor dúvida que Dennis Lindley foi um dos principais arquitetos dessa virada. 

Para entender um pouco mais dessa extraordinária personalidade, recomendo a leitura de uma entrevista realizada este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário